Diretrizes da Extensão Universitária


As 5 diretrizes da Extensão Universitária são:


  • Interação dialógica – As relações entre a Universidade e a Sociedade devem ser regidas pelo diálogo e troca de saberes. O discurso da hegemonia acadêmica deve ser substituído pela proposta de aliança com movimentos, setores e organizações sociais.

  • Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade – O primeiro termo se refere ao estabelecimento de relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento. O segundo está voltado para a relação interdependente dentro de um ambiente de trabalho, a qual exige colaboração entre os agentes que compõem esse serviço, em busca de um objetivo em comum.

  • Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão – São os pilares da geração de conhecimento na universidade e amplo campo de inter-relação com a sociedade. As ações de extensão adquirem maior efetividade quando relacionadas à formação de pessoas (Ensino) e geração de conhecimento (Pesquisa).

  • Impacto na formação do estudante – O estudante é o protagonista! As atividades de extensão universitária devem ampliar o universo de formação do discente através do contato direto com questões contemporâneas da sociedade. Deve-se prezar pelo enriquecimento da experiência dos alunos tanto em termos teóricos quanto metodológicos, se constituindo em um espaço para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da universidade junto à sociedade.

  • Impacto na transformação social – A extensão universitário visa uma atuação transformadora, preocupada com os interesses e necessidades da sociedade, acarretando no desenvolvimento social e contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas.

teste

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content